sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Navio-Patrulha Macau abre para visitação pública na capital potiguar

O Navio-Patrulha Macau, da Marinha do Brasil, abre para visitação pública neste sábado (15) e domingo (16), das 14h às 17h, no Porto de Natal. O evento faz parte da programação da Semana da Marinha no Rio Grande do Norte.
A embarcação é subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, organização militar sediada na própria capital potiguar, e que tem como principal tarefa patrulhar a costa brasileira.
Sua área de atuação compreende os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, englobando também os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo, assim como a reserva biológica Atol das Rocas.
O navio, que teve sua construção iniciada em 2007 no Ceará, foi incorporado à Marinha do Brasil em 2010. O nome Macau é uma homenagem à cidade de Macau, localizada na região da Costa Branca do estado, que é famosa por suas salinas e produção de petróleo.
Características
Deslocamento: 454 ton (padrão), 500 ton (carregado).
Dimensões: 54.20 metros de comprimento total.
Combustível: 70.000 litros.
Velocidade: máxima de 25 nós e máxima mantida de 21 nós.
Raio de Ação: 2.500 milhas náuticas a 15 nós.
Armamento: 1 canhão AOS de 40 mm/70; 2 metralhadoras BMARC-Oerlikon GAM BO1 de 20mm em dois reparos singelos.
Tripulação: 35 homens, com acomodações para 43, sendo 5 oficiais (+2), 8 suboficiais e sargentos (+2) e 22 cabos e marinheiros (+4).
Obs: Características divugadas na época da construção.
Serviço
Evento: Visitação Pública
Local: Navio-Patrulha Macau
Dias: 15 e 16 de dezembro
Horário: de 14h às 17h
Endereço: Porto de Natal
Entrada: Gratuita 
Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.
G1/RN