terça-feira, 30 de outubro de 2018

PM apreende submetralhadora, granada e tabletes de maconha na Zona Sul do Recife

Uma submetralhadora e uma granada foram apreendidas na noite da segunda-feira (29), durante uma operação da Polícia Militar no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Durante a ação, um homem, de 19 anos, e um adolescente, de 16, foram detidos.
Segundo a PM, a ação teve o objetivo de coibir o conflito entre gangues que atuam na comunidade do Caique, dentro do bairro. Ao chegarem na área, os policiais foram recebidos a tiros e revidaram os disparos. Ninguém ficou ferido durante a operação.
Além da apreensão da arma e da granada, encontraram 14 tabletes de maconha, uma bombona de maconha e duas balanças de precisão. O material, de acordo com a PM, pertencia a criminosos que se reuniam na comunidade do Caique.
O homem foi levado à Delegacia de Boa Viagem, também na Zona Sul. Já o menor de idade foi levado à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente, na Madalena, na Zona Oeste da cidade.
Registro de tiroteios
A plataforma Fogo Cruzado, que contabiliza disparos de arma de fogo, registrou 745 ocorrências do tipo na Região Metropolitana do Recife em seus seis meses de funcionamento. Os dados, coletados entre abril e setembro através de informações fornecidas pela sociedade civil, apontam para 265 registros de disparos de arma de fogo no Recife.
O Ibura é o bairro da capital pernambucana que lidera as estatísticas do semestre, com 26 tiroteios registrados pela plataforma durante os seis meses de atuação.
Gerenciada pelo Núcleo de Pesquisas em Políticas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco (NEPS), a plataforma contabiliza os dados através de informações coletadas via usuários do aplicativo e também por meio da imprensa e de canais de autoridades policiais. De acordo com o serviço, a informação é analisada por uma equipe de gestão de dados antes de ser publicada no aplicativo.
G1/PE