sexta-feira, 29 de julho de 2016

Sesed discute políticas sociais com comunidades e entidades públicas de Natal

SESED
O secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (28) com representantes comunitários e entidades municipais importantes para o fortalecimento das políticas públicas consideradas essenciais a redução dos índices de violência no Rio Grande do Norte. Assim, como o encontro ocorrido com seguimento educacional, na manhã de quarta-feira (27), a Sesed tem focado suas ações na busca de estreitar os laços com os mais diversos setores interessados em apoiar o desenvolvimento e a sedimentação da filosofia de polícia comunitária pelos mais diversos bairros da capital.
“No trabalho realizado dia à dia pelas forças policiais muitas são as demandas da comunidade que chegam até as nossas equipes. Entre elas estão alguns pontos que extrapolam a nossa atribuição. O Estado as vezes não consegue chegar em locais onde o município chega, principalmente quando são necessárias atuações nos serviços de transporte público, iluminação, limpeza, educação, saúde, enfim, aspectos que são importantes e que impactam também na segurança pública”, disse o secretário da Sesed, Ronaldo Lundgren.
Durante a reunião, o comandante da companhia de Polícia Militar de Mãe Luiza, o capitão Fábio Sandrine, e o delegado da 4ª DP, Anderson Tebaldi, apresentaram suas experiências frente ao Programa Ronda Cidadã na Área Integrada de Segurança Pública 4 (AISP 4) responsável pelo policiamento dos bairros de Petrópolis, Mãe Luiza e Areia Preta, na zona Leste de Natal.
“O trabalho que realizamos pelo Ronda Cidadã vai além do modelo tradicional de policiamento pois buscamos quebrar paradigmas, motivando uma maior integração das policiais com a comunidade, com visitações em escolas, identificação de vítimas do tráfico e de usuários de drogas, visitas comunitárias e promoções de ações sociais que melhorem esta nossa integração”, disse o capitão Fabio Sandrine.
“Neste período de atuação do Ronda Cidadã na AISP 4 identificamos que os anseios da comunidade estão relacionados a carência social, assistência médica, complementação de professores em escolas, iluminação e também na ampliação das ações ostensivas policiais. Com este levantamento fica claro a necessidade de uma maior integração de forças, entre comunidade e órgãos públicos municipais e estaduais para a melhoria da qualidade de vida da população e a consequente redução da violência”, destacou o delegado Anderson Tebaldi.
O secretário municipal de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, parabenizou a iniciativa da Sesed por atuar num enfoque mais amplo, buscando a resolução de problemas por meio da prevenção e apresentou algumas medidas tomadas pelo órgão.
“Os problemas enfrentados pelo país, principalmente no aspecto orçamentário, tem impactado em diversos setores e, consequentemente, aumentado a sobrecarga do trabalho das polícias. Pelo município, a Prefeitura está lançando, nas próximas semanas, um programa de patrulhamento da Guarda Municipal nas unidades hospitalares de Natal, no qual poderemos integrar as ações da Sesed e assim melhorar o atendimento da sociedade”, disse o secretário da SMS, Luiz Roberto Fonseca.
Ainda durante a reunião, foi apresentado aos participantes o novo subcoordenador de relações institucionais da Sesed, Marcio das Neves Viana Silva, que terá entre suas atribuições, o papel de promover a integração entre os diversos órgãos, ouvindo todos indistintivamente, promovendo ampla participação das comunidades e demais entidades públicas nas decisões, com foco em melhores resultados.
Participaram ainda do evento, o secretário municipal da Segurança Pública de Natal, Daniel Henrique Bandeira, além de representante de conselhos e associações de Pirangi, Bairro Nordeste, Felipe Camarão, Areia Preta, Nossa Senhora da Apresentação e Igapó. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário