segunda-feira, 20 de junho de 2016

Sesed recebe representantes de Currais Novos para discutir melhorias na segurança pública

 
SESED
O secretário de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, se reuniu na manhã desta segunda-feira (20), em Natal, com autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade de Currais Novos para discutir melhorias na segurança local.
No encontro, que também contou com a participação do secretário estadual da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc), Walber Virgulino, foi discutido propostas como a implantação de uma Delegacia Regional de Polícia Civil no município. “Nossa cidade vem registrando um aumento de prisões, principalmente no período noturno, e precisa desta delegacia para realizar os flagrantes, visto que todos os procedimentos que ocorrem são encaminhados à cidade de Caicó que fica a 100 km de distância”, disse o prefeito Vilton Cunha.
O fortalecimento dos projetos como o Polícia Mirim e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) também foram colocados em pauta com o objetivo de ensinar noções de cidadania às crianças, por serem programas de caráter social e preventivo. “Propomos ao secretário soluções de infraestrutura e atividades que beneficiarão diretamente nossos jovens”, disse o juiz da vara civil, Marcus Vinicius Pereira Junior.
Ronaldo Lundgren recebeu com muita satisfação todos os representantes, ouviu as demandas e os parabenizou pelas sugestões apresentadas. “Quando a sociedade percebe que é preciso somar ao invés de apenas cobrar do poder público, temos uma união de esforços que é fundamental para conseguirmos manter uma sociedade segura”, disse o secretário. Ainda, segundo ele, todas as reivindicações serão analisadas e terão respostas o mais breve possível.
Ficou agendada, para o próximo dia 4 de julho, uma audiência pública na cidade de Currais Novos, com a presença dos secretários da Sesed e Sejuc, para debater e procurar novas soluções para garantir um melhor serviço das forças policiais e do sistema prisional na região.
Companhia de Polícia Militar de Currais Novos registra mais de 700 atendimentos nos primeiros cinco meses de 2016.
A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), sediada no município de Currais Novos, região Seridó do Rio Grande do Norte, divulgou na manhã desta segunda-feira (20) o balanço das atividades realizadas durante os cinco primeiros meses de 2016. De janeiro até o mês de maio, a Companhia atendeu, somente em Currais Novos, 707 ocorrências, o que corresponde a uma média de 4,6 ocorrências diariamente.
Durante esse período, a Polícia Militar conseguiu apreender 10 armas sendo dois revólveres calibre 32, três calibre 38, uma artesanal, três simulacros de arma de fogo e uma faca. Além disso, nove pessoas foram detidas por envolvimento com o uso e/ou tráfico de drogas, quatro veículos com registro de roubo foram recuperados, quatro mandados de prisão cumpridos, um foragido da Justiça capturado, além da apreensão de munições e drogas.
O comandante da Companhia, Capitão Moacir Galdino, disse que o foco da atuação da Polícia Militar é trabalhar de forma preventiva, educativa e ostensiva, como forma de diminuir os índices de criminalidade na região, bem como garantir a segurança da população.
“A 3ª CIPM atua de maneira preventiva, como força de dissuasão, e de maneira repressiva em caso de perturbação da ordem no município de Currais Novos”, destaca o comandante Capitão Moacir Galdino.







Nenhum comentário:

Postar um comentário